quarta-feira, 29 de agosto de 2007

"incompetentes do mundo, uni-vos"

Em 2003, antes de Dalila Rodrigues ser nomeada Directora, o Museu Nacional de Arte Antiga tinha recebido 71.973 visitantes. No ano passado foram 192.452. As receitas do museu passaram de 250 mil euros, em 2003, para um milhão e 109 mil euros, em 2006.
Aos números podem juntar-se as memoráveis exposições temporárias (colecção Gustavo Rau, o brilho das Imagens, o extraordinário enquadramento expositivo da aquisição da pintura Ecce Homo de Frei Carlos), o dinamismo com que organizou a noite dos museus, a angariação de mecenato e a forma contemporânea de abrir o museu à cidade e às pessoas.
O que é que a Ministra da Cultura faz, perante este caso de sucesso de um dos nossos mais prestigiados "equipamentos culturais"? Manda embora.
Porquê? Porque esta gestora e programadora cultural tive a audácia, a insolência, o desplante de ter opinião própria. Pior, não só pensou pela sua própria cabeça como se atreveu a ter sucesso, a demonstrar que sabia o que fazia. Uma provocação assim não é admissível neste ministério da cultura.
Para um governo que se afirma de "esquerdista" (Canhotos do CARA...!!!) e que repudia os anos de repressão ditatorial em Portugal, esta medida parece-me, a mim, ter mais de lapis azul que de outra coisa. Aliás, descobri recentemente que o governo de José Sócrates quer criar uma nova entidade pública de seu nome Serviço Integrado de Segurança Interna (SISI). EHEH!!! que nome engraçado. Faz-me lembrar um bando de paneleiros, vestidos de cor-de-rosa que vão tentar parar as vozes da contestação com puxões de cabelo e arranhadelas. Está para breve a possibilidade desses supostos agentes dos serviços secretos portugueses virem a ter identidades falsas para, diz o governo, salvaguardar a segurança das informações de segurança. Tenho para mim que o Sócrates é fã do James Bond. Só pode!!!
Ainda me pergunto como é que 90% dos portugueses se admiram do Dr. Salazar ter ganho o prémio de maior português de todos os tempos. Acredito que os anos de repressão não tenham sido fáceis, mas pelo menos não se camuflava num regime de esquerda de justiça social tal como o "Engenheiro" Sócrates. Eu arrisco-me a dizer que existe mais gente contra o regime actual do que contra o regime do Dr. Salazar. E isto nada tem a ver com o facto da existência de repressão política e social durante o Estado Novo.
Para concluir, a ministra e primeiro-ministro assumem a ideologia por detrás deste governo e da sua visão para a administração pública: "incompetentes do mundo, uni-vos" (ou unide-vos como diriam os mesmos incompetentes). Aguardam-se os cartazes pelas ruas, com tão belo chavão...

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Uma HOMENAGEM para uma GRANDE MULHER! A minha Avó

Mulher sensível, extremamente sensível,
com sentimentos à flor da pele,
que tão depressa chora com mágoa e tristeza
como dança, rodando, cantando e rindo...
Aquela que se preocupa com todos,
que serve de ponte, que une e liga,
Sábia, linda, enérgica,
Lutadora, pacificadora, sempre enternecedora.
Adoro a macieza da tua pele,
a bondade com que me acaricias.
Perdoa-me os momentos que não passei contigo,
as alturas que não te compreendi,
só depois de te afastares é que te vi...
Estarás sempre aqui.


Obrigado por tudo Avozinha!!!

segunda-feira, 23 de julho de 2007

O funeral do anão - Mito urbano ou realidade?!?!

Já algum de vocês viu um funeral de um anão? Como se sabe ninguém nunca viu um. Porém, pessoas verticalmente prejudicadas existem e, se elas são mortais, algum dia devem passar desta para melhor. Este assunto levou-me a uma investigação interessante e acabei por descobrir a apavorante resposta que se esconde neste enigma.
Tudo começa na morte de Hervé Villechaize. Antes que o incauto leitor pergunte: quem? quando? como?, o Sr Hervé era na verdade o Tatoo da Ilha da Fantasia. Sim, ele mesmo, o companheiro de aventuras de Ricardo Montalban na serie. Participou também em The man wwith the golden gun da saga James Bond, fazendo parte do grupo dos terroristas (intimidante o senhor!!!).
De qualquer maneira, a história de Hervé é trágica. Depois do fim da serie A Ilha da Fantasia ficou sem emprego. Porém, tinha dinheiro suficiente para viver por muito tempo. Então como faz todo o actor decadente de Hollywood resolveu entrar numa uma espiral de sexo, drogas e rock'n'roll. O Tatoo atirou-se de cabeça para todos os tipos de orgias (principalmente com anãs ninfomaníacas. Rapidamente descobriu (ainda mais no seu caso) que tamanho não é problema, o que importa realmente budget do cartão de crédito.
Como seria de esperar acabou falido, endividado. Sem alternativas e abandonado por todos, resolveu suicidar-se. Todavia, decidiu faze-lo em grande estilo. Preparou uma câmera para filmar a cena. Depois arranjou uma espingarda calibre 12 (não é grande demais para um anão????). Apontou para a própria cabeça e disparou. Ficou evidente para os media e para o resto da humanidade, que os anões morrem.
O problema começa logo a seguir. E o enterro de Hervé? Muito se fala de sua tenebrosa morte. Mas e o que aconteceu depois? Primeiro, é preciso ter em conta que a lenda urbana está certa. Ninguém ainda viu um enterro de anão. Ora, se isso é verdade, porque motivo Hervé fez questão de filmar a própria morte? A resposta é tão simples quanto desconcertante.O Tatoo da Ilha da Fantasia não morreu. Ele simplesmente fingiu a sua morte. Fez tudo para que as pessoas fossem obrigadas a concluir o óbvio. Se os anões morrem, então são enterrados. E se tudo não passasse de uma farsa?Assim, o seu segredo continuaria intacto. Especula-se, inclusive, se outros “conspiradores” também não estariam próximos de descobrir a verdade. Por isso, Hervé criou um ardil para evitar a descoberta.
Bem, porque motivo não são enterrados os anões? Simples! Por que eles não são humanos. Sim, eles na verdade são seres extraterrestres de um planeta onde a gravidade é bem maior do que na Terra. Este factor impediria o seu crescimento. Por esse motivo é que ainda eles não conquistaram o nosso planeta. Eles tem a tecnologia e a inteligência (acho que estamos a subestimar o plano tecnológico do Sócrates), mas ainda precisam de crescer alguns centímetros.
Desta forma, misturaram-se com a população e aguardam o momento certo para agir. Claro que, de tempos em tempos, novos oficiais são enviados para o nosso planeta. Os anões precisam desaparecer para dar lugar aos seus colegas. Por isso, se acredita que os anões possam morrer. Porém, mesmo com esse disfarce perfeito as pessoas começaram a desconfiar. Isto explica o surgimento da lenda urbana, que até hoje não teve resolução.
Evidentemente, a situação deve ter-se tornado perigosa. Então, o líder da invasão alienígena deve ter pedido a Hervé Villechaize (seria esse o seu nome verdadeiro?) para criar uma distração, para desviar a atenção da humanidade. Com a sua trágica morte, a população podia respirar aliviada: os anões são mesmo enterrados (em algum planeta distante, um sujeito com 1.30 de altura gargalhou malignamente...).
Impõem-se duas considerações: Hervé Villechaize era actor. Sabia interpretar e conhecia os truques e efeitos especiais. Forjar a sua própria morte seria facílimo; Muitas das pessoas abduzidas declaram ter visto seres espaciais pequenos com uma cabeça grande. Isto não lembra exactamente a descrição de um anão?Este mito ganha assim uma nova dimensão. Agradeço que se houver documentação ou provas fotográficas de funerais de anões, as mesmas me possam ser facultadas para podermos refutar esta ideia (o que a mim não me parece ser possível).

quarta-feira, 11 de julho de 2007

De volta ao activo (passivo nunca mais...)

Estou de volta!!!! para alegria de uns e jubilo de outros!!!
A pedido de muitas famílias decidi voltar a reeditar este "magnifico" blog (pelo menos eu acho), com mais teorias e estórias que irão abalar (ou não) a sociedade portuguesa e quem sabe, talvez a mundial!
Como qualquer político que se preze, poderia vir agora cheio de promessas. Promessas de redução do IVA nos blogues, diminuição do desemprego ( não imaginam a quantidade de pessoas que contratei para a manutenção deste espaçozinho lúdico!), aumento da capacidade produtiva portuguesa, regularização da situação contributiva das Profissionais da Prostituição e criação de infraestruturas que possam dinamizar a utilização da Internet em busca da pornografia.
Mas NÃO!!!
Eu não faço promessas que não posso cumprir (apesar das "kengas" merecerem). O máximo que posso dizer é que vou tentar reunir as condições para que em 2010 Portugal esteja entre os primeiros 5 no que diz respeito ao crescimento económico!
Bem, vamo-nos vendo por aí.
Abraços e Beijinhos
AHHH, é verdade. Há um factor que precisa ser esclarecido. As duas famílias que pediram para reeditar o blog foram a minha, e os meus vizinhos de cima. A minha porque assim não têm que me aturar durante muito tempo, e os meus vizinhos de cima porque assim não são obrigados a ouvir a "rockalhada" que de vez em quando me dá para tocar.